R. Francisco Getúlio Vargas, 1130,

(Anexo ao TecnoUCS)

B. Petrópolis

Caxias do Sul/RS

Av. Mauro Ramos, 1250 - Bloco B03

Sala 14 - Centro

Florianópolis/SC

(54) 3044.0433  

contato@agenciaplanob.com

© 2019 desenvolvido pela Agência Plano B.

Não invista em Facebook Ads

01/04/2019

 

Uma “bomba” contra o próprio sistema

 

 

Neste exato momento, o Facebook detém boa parte do conteúdo que está na internet e praticamente dita o ritmo de como as coisas são publicadas e compartilhadas na vida online das pessoas. Principalmente, devido às suas métricas, que mudam constantemente, e possibilitam ao Mark Zuckerberg influenciar - e porque não dizer, dominar - o que aparece na sua timeline.

 

No caso mais recente, o Facebook informou por meio do blog oficial que o novo algoritmo prioriza na timeline de cada usuário publicações de amigos mais próximos, ou seja, os que você tem mais inteiração na rede social (curtidas, comentários e compartilhamentos) e de membros da família. As páginas das empresas ficam em 2º plano, perdendo mais relevância a cada timeline. Mas, por que isso? Muito simples: o Facebook se preocupa e prioriza a qualidade da informação que cada usuário recebe e sabe que muitos anúncios prejudicam isso. O Facebook também entende que a maioria das empresas não sabem se comunicar na rede social, sendo que grande parte utiliza-se de comunicação apenas com foco em venda e não prioriza o relacionamento.

 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA PLANO B PARA GERAR VALOR NO MUNDO DIGITAL

 

Mas isso não é o único motivo, afinal, o Facebook também se preocupa em manter a sua valorização no mercado e, como todo negócio, ganhar dinheiro. Com essa nova métrica a sua receita com certeza vai aumentar, pois as empresas que precisam ou querem ter visibilidade na timeline do seu público-alvo vão precisar pagar para isso, e pior, vão ter que pagar cada vez mais!

 

É uma grande jogada comercial, sem dúvida, mas é só ter verba para investir em publicidade no Facebook e está tudo resolvido? Consigo atingir o público-alvo do meu negócio?! Não! Uma das provas de maior relevância ganhou destaque em 2014, com Derek Muller, que publicou um vídeo no seu canal Veritasium, no Youtube, declarando que o Facebook utilizava-se de falsos usuários para entregar as curtidas prometidas ao promover uma página. O Facebook prontamente se retratou, enviando uma resposta à mídia online, onde declarava que está prática não traria nenhuma vantagem ou resultado para a empresa e que estes problemas relatados por Derek haviam sido eliminados.
 

 

Novamente Derek pôs o Facebook à prova com a página “Virtual Cat” - que ainda está no ar - onde a descrição literalmente informa que a pessoa que curtir a fanpage seria um “idiota”. E, após pagar ao Facebook para promover a página, qual foi o resultado? Mais de 200 curtidas em poucas horas! Novas respostas foram dadas pelo Facebook, mas apenas uma realmente convenceu: para realmente ganhar destaque no Facebook você deve investir em conteúdo. Esta foi a resposta dada pela gerente de Comunicação do Facebook Brasil, Camila Fusco, e que pode ser considerada.

 

Antes de tudo, a sua empresa deve investir em conteúdo relevante e atualizado, unindo os “trends topics” do momento com a criatividade para gerar engajamento do público com a marca. No mundo on-line, mesmo dentro do seu público-alvo, as pessoas podem estar em momentos diferentes e você não sabe quem está realmente disposto a comprar o seu produto ou serviço. Por isso, antes de querer “vender a qualquer preço” e sair gastando em anúncios, é mais importante você entregar conteúdo e utilizar-se disso para cativar as pessoas, mesmo que isto não seja a sua intenção ou necessidade no momento. Este é o grande desafio para todas as empresas que desejam ganhar destaque e conquistar sucesso no mundo digital.

 

Abraço e até o próximo post!

 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA PLANO B PARA GERAR VALOR NO MUNDO DIGITAL

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload