R. Francisco Getúlio Vargas, 1130,

(Anexo ao TecnoUCS)

B. Petrópolis

Caxias do Sul/RS

Av. Mauro Ramos, 1250 - Bloco B03

Sala 14 - Centro

Florianópolis/SC

(54) 3044.0433  

contato@agenciaplanob.com

© 2019 desenvolvido pela Agência Plano B.

Monetização: o marketing de resultados que traz resultados

10/07/2019

Em 7 anos navegando no mar do mundo da Comunicação e do Marketing, a gente cansa de ouvir coisas como “não gasto com marketing porque não funciona”, “marketing não é investimento, é só custo, não adianta muito”, “eu publico no Facebook da minha empresa e não dá muitas curtidas”. Ou quando o cliente te pede: “eu quero algo que dê resultado mesmo, que todo mundo fique sabendo, quem eu sou e o que eu faço”, você quebra a cabeça daqui, planeja dali, pesquisa lá, une tudo em uma ação impactante de marketing de guerrilha e na hora de aprovar, ouve “nossa, que baita trabalho! Muito legal, mas a gente não vai fazer agora porque tem outras prioridades”.
 

Para não ouvir mais frases como essa que a Plano B surgiu e, logo de cara, pensando e agindo diferente. Avaliando as experiências que cada profissional trouxe na bagagem, analisamos e decidimos apostar e fazer algo que anda em extinção no mercado da Comunicação, Marketing e Publicidade: trazer retorno real aos nossos clientes.
 

A mentalidade é entregar relevância e aquilo que os negócios de fato necessitam para crescer. Com esse compromisso – ousado sim, senhor! – desenvolvemos uma metodologia própria de trabalho chamada MONETIZAÇÃO DIGITAL – planejar, criar e realizar ações que geram retorno real.
 

Podemos chamar a Monetização Digital de Método Bumerangue.

 

O princípio básico é: tudo que vai tem que voltar.

E aqui não estamos falando de destino, pensamentos positivos, aquilo que você emana para o universo, energias vibracionais e todo esse papo-cabeça aí. Estamos falando de money, caras! Do dinheiro que as empresas e os profissionais dão um duro danado para conquistar e precisam utilizá-lo da melhor maneira possível para continuar gerando mais dinheiro, mais lucro para si, seus sócios e colaboradores.

 

 

Uma grande falha das agências – e também de empresas em geral – é olhar somente para o valor que o trabalho em si possui. Sabemos que um bom serviço de design gráfico, desenvolvimento de sites, gerenciamento de redes sociais, edição de vídeos ou produção de conteúdo não se aprende do dia para a noite ou olhando tutoriais no YouTube. Demanda investimento em tempo, dinheiro e estudo para chegar a um bom patamar e colocar a serviço de clientes que muitas vezes não conseguem perceber o valor disso. Mas para o investimento em Marketing valer à pena é preciso que ele traga de volta mais do que aquilo que ele levou.
 

Por isso, ao falarmos da Monetização Digital, falamos obrigatoriamente em ROI – Retorno sobre Investimento (do inglês, Return on Investment). 

 

BAIXE GRATUITAMENTE NOSSA APRESENTAÇÃO COMPLETA SOBRE A MONETIZAÇÃO


Atenção, profissionais da área:
- Pode ser muito bacana e criativa a forma como você produz os posts para o Facebook e o Instragam do seu cliente, pode ser muito bem escrito o e-mail marketing que você redigiu para disparar à lista de contatos e o site que você construiu pode estar com uma pegada bem moderna e legal! Mas qual o retorno que o cliente têm com o dinheiro que ele está pagando o seu trabalho?

 

Atenção, clientes:
- Você quer vendas imediatas e aposta todas as suas fichas no Facebook? Quer aumentar o número de clientes da sua base focando em um site novo ou remodelando a marca e espera que com o disparo de dois ou três e-mails os resultados serão muito melhores? Cuidado!

 

O que acontece muito é esperar que focar a ação em um tipo de trabalho vai trazer um tipo de resultado que não condiz com a realidade. Redes sociais, por exemplo, não são os meios mais indicados para venda de produtos ou serviços. Elas servem – ou deveriam servir – mais para relacionamentos, criar presença de mercado, evidenciar o posicionamento da marca.

 

Quer dizer que isso não vai vender, então? VAI, mas não da forma imediata e direta que você imagina em meros 2, 3, 4 meses. Trabalhar redes sociais, conteúdo em site, blogs e e-mails, criar ações de engajamento digital é extremamente positivo e irá agregar valor ao seu negócio, podendo gerar vendas a médio e longo prazo, influenciando positivamente na decisão de compra dos usuários... mas leva um certo tempo e esse tempo pode sair mais barato do que tentar vender logo de cara primeiro momento, como um vendedor chato que bate na porta de uma dona de casa no sábado de manhã – é como pedir em casamento no primeiro encontro!

 

Ações de marca servem para um propósito e precisam ser medidas para calcular o ROI. Pode ser através de pessoas alcançadas pela ação, número de usuários que interagiu e conheceu a marca, quantidade de prospects capturados para futuras vendas, etc.

 

 

Agora, se você quer ir diretamente ao cerne da sua dor: aumentar as vendas, atrair mais clientes, saber onde está o melhor público-alvo do mercado para abordagem, é preciso partir para estratégias mais agressivas e que possam ser medidas diretamente em aumento do faturamento, ciclo de venda, custo por aquisição, etc. Nesse caso, serviços como prospecção comercial, marketplace, Google Adwords e até promoção de um evento podem trazer resultados mais diretos e alinhados com o que se espera do investimento em marketing.

 

Mas agora você pode se perguntar:

Como saber em qual ação focar?

O que terá o melhor ROI para o negócio?

Por onde começar?

 

É aí que a Monetização Digital diferencia os homens das crianças – ou os generais dos soldados rasos, como dizemos aqui na Plano B. A palavra mágica é ESTRATÉGIA! Se a comunicação é a arma mais poderosa e com ela se ganha uma guerra, a estratégia é o trunfo do jogo que faz toda a diferença entre ser abatido e conquistar as linhas inimigas.

 

É a receita para o sucesso no marketing? É fácil colocar em prática tudo isso? Ah, amigo, tente você começar do início e chegar ao fim. Se ficar com dúvidas, não hesite. Tenha um Plano B!

 

É com a estratégia e o planejamento bem traçados aplicados à Monetização Digital que começamos a ouvir de nossos clientes: “é isso que eu preciso, vamos em frente!”, “como eu não havia descoberto isso antes?” e “vocês me surpreenderam, isso funciona mesmo. Vamos crescer ainda mais se continuarmos trabalhando assim”.

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO DA MONETIZAÇÃO DIGITAL E SAIBA COMO A PLANO B TRABALHA

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload