R. Francisco Getúlio Vargas, 1130,

(Anexo ao TecnoUCS)

B. Petrópolis

Caxias do Sul/RS

Av. Mauro Ramos, 1250 - Bloco B03

Sala 14 - Centro

Florianópolis/SC

(54) 3044.0433  

contato@agenciaplanob.com

© 2019 desenvolvido pela Agência Plano B.

Estratégia: do grego strateegía

20/03/2019

 
Você já estudou estratégia na faculdade, já assistiu uma cena épica em um filme brasileiro, já ouviu no esporte e, provavelmente, deve estar pensando em uma estratégia para a sua vida, para o seu negócio. Pois bem, a estratégia teoricamente deve ser a coisa mais importante de um planejamento. Mas, por experiência, a preocupação maior é sempre com as vendas, afinal, são elas que mantêm o seu negócio aberto e funcionando. Isso não é um erro, contudo, as vendas dependem de alguma estratégia, que variam geralmente entre: menor preço, maior qualidade, exclusividade, localização, agilidade, garantia, entre outras.

 

Uma estratégia de sucesso geralmente é inovadora e ousada. Com frequência surgem startups dentro desta estratégia e que estão milionárias. Claro que também está envolvido com criatividade ou “a grande sacada”, mas se analisadas a fundo, a estratégia desses empreendedores é a mesma: inovar em áreas inexploradas, aproveitando-se da tecnologia para viabilizar a ideia.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
 


Especialmente neste texto quero falar em um tipo de estratégia que poucos pensam na hora de se posicionar, inclusive alguns divergem sobre a sua postura, mas que é muito interessante: a cópia ou similaridade. Na imagem, percebe-se a Yoki, uma grande marca brasileira, e a Karo, uma marca mundialmente conhecida e líder no segmento de glicose em calda. As duas marcas são muito semelhantes, diferenciando apenas no nome, apesar das duas utilizarem-se do “K”, o que estudando a história das marcas, pode ser considerado como mera coincidência.

 

A Yoki, neste segmento, é uma marca jovem que, ao estudar o mercado, percebeu o domínio de outra marca. A empresa poderia adotar várias estratégias e investir alguns milhões em marketing para consolidar a sua marca e projetar-se no ramo. Em contrapartida, a marca preferiu se aproximar da concorrência, trabalhando o mesmo formato da embalagem, tom de cores similares e imagens demonstrativas do produto muito parecidas com a rival.

 

O objetivo é claro, quanto mais parecida, maiores as chances de o consumidor escolher o produto por engano, preterir um ao outro pela questão de preço, levando ao raciocínio que as embalagens e marcas são iguais, então a qualidade do produto também deve ser. Além disso, o posicionamento de preço da Yoki é abaixo da Karo, o que favorece, mesmo que inconscientemente, o raciocínio que os produtos são iguais, as marcas são “iguais”, mas a Yoki tem preço mais acessível.

 

Não temos dados para poder mensurar o retorno desta estratégia, mas pode-se perceber que foi muito bem elaborada e desenvolvida. O mais importante para o seu negócio é analisar a situação e entender em que posição se encontra. É isso que vai lhe proporcionar pensar na melhor estratégia para o objetivo que foi determinado, como já mostramos em outro post aqui no blog, no caso da SpecialDog.

 

Se focarmos em estratégia de marca, um dos lugares que proporciona os melhores exemplos é o supermercado. Em meio a tantos produtos é difícil se diferenciar da concorrência e chamar atenção do consumidor. Tanto é verdade que, para os que não sabem, os representantes das marcas chegam a pagar ao supermercado por espaços privilegiados, como as pontas de prateleiras. Com uma concorrência muito forte, as marcas buscam se diferenciar de várias formas, seja pelo formato da embalagem ou com oferta de kits (o comum “pague 1, leve 2”).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload